domingo, 1 de maio de 2011

Oficina de Artes Visuais



Sentir, Pensar, Fazer

Prof. José Ivacy de Souza

Apresentação

A arte por definição é o espaço para a construção da identidade e do autoconhecimento para a ação estética e poética sobre o mundo em que se vive.
Assim, a sala de recursos de Altas Habilidades de Sobradinho, trabalha a relação entre as várias inteligências para o contínuo estudo da história, do ambiente natural e urbano e das condições de vida de nosso lugar. Através do exercício do olhar, da experimentação de materiais, pesquisas de técnicas e mídias, para o desenvolvimento da capacidade expressiva e crítica, e construção da auto-estima e sentimento de pertencimento social e cultural...

Identificação do objeto: em anos anteriores concluímos por buscar conhecer nossa gente e o nosso lugar, como forma de desenvolver a percepção e a capacidade de ação dos nossos alunos, como base para a elaboração de imagens e produtos que representem nosso lugar e nossas aspirações.

Justificativa

A sala de Altas Habilidades trabalha a relação entre as várias inteligências para o estudo continuado da história, do ambiente natural e urbano e as condições de vida de nosso lugar.

Objetivos

  • Desenvolver um relacionamento entre crianças e jovens atendidos;
  • Estimular o olhar e a capacidade criadora, através da experimentação de técnicas e materiais e mídias artísticas.

Metas

Manter e melhorar as condições de trabalho destes alunos, possibilitando o acesso a materiais e equipamentos para estudo e experimentações de linguagens;

Público Alvo

Crianças e jovens da região, comunidade em geral através de exposições e apresentações de resultados e produtos;

Descrição da sala

Ambiente de aproximadamente 20 x 20 metros; área para pintura; armário para bibliografias sobre arte e artistas; acervo de objetos e pinturas realizadas; arquivo para portfólios dos alunos; jogo de xadrez; mesas e cadeiras.

Cronograma de execução
               
                 (Ano letivo)

·         Atividades de enriquecimento (Tipo 1)
·         Experimentação de materiais e desenvolvimento de idéias (Tipo 2)
·         Visitas ao patrimônio natural e cultural;
·         Organização de expedições de trabalhos e produtos;

Cronograma físico-financeiro

Solicitar a abertura de licitação para obras e aquisição de materiais pela SEEDF

Plano de aplicação de recursos

Solicitamos a aquisição de materiais e equipamentos que enriqueceriam as condições de trabalho das crianças e jovens que atendemos:

·         Blocos de papel canson A3
·         Telas de tamanhos variados
·         Pincéis finos e largos, redondos e chatos, em boa quantidade;
·         Giz pastel de boa qualidade
·         Lápis de cor aquarelável
·         Tinta guache de boa qualidade
·         Tinta a óleo- várias cores em boa quantidade
·         Tinta acrílica de uso artístico em boa quantidade
·         Tinta nanquim

Equipamentos:

§  1 máquina fotográfica digital
§  1 filmadora
§  1 computador
§  1 impressora multifuncional

Nenhum comentário:

Postar um comentário