Responsável: Creni Alves de Jesus (Graduando em Pedagogia pela UnB).
Supervisão: Professor Edilson
Duração: 2 aulas.
Data início: 02/05/2011
Data término: 09/05/2011
Público Alvo
Aluno da 1ª Etapa do 1º Segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho II - DF
Justificativa
No período de observação¹ de três aulas no laboratório de informática do Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho II (CEF 08 de Sobradinho II), foi constatado que a aula nesse ambiente provoca uma grande expectativa nos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A expectativa é tanta que alguns alunos disseram que “essa era a única razão de ir a escola”, outros “que era o momento de perder o medo em usar o computador”, e outros via a oportunidade de aprender a usar as novas tecnologias, pois o mercado de trabalho, hoje, exige conhecimento nessa área, além da possibilidade de comunicação com parentes distantes.
Nesse contexto, e com as possibilidades do uso das novas tecnologias na potencialização da aprendizagem na albabetização de adultos que esta oficina propõe uma produção escrita dos alunos da EJA na perspectiva do método de Paulo Freire.
Objetivo
- Construir junto com os alunos uma produção escrita através do uso de palavras geradoras coletadas no período de observação de três aulas no CEF 08 de Sobradinho II.
Objetivos específicos
- Construir frases, com autoria dos alunos, através das palavras geradores.
- Poblematizar essas frases e levar a novas produções escritas que identifiquem o cotidiano em que vivem.
- Fazer soletração.
- Identificar as vogais presentes nas frases.
- Identificar as consoantes presentes nas frases.
Metodologia
Através do uso dos computadores no laboratório de informática incentivar os alunos a ler, escrever e problematizar sua escrita na perspectiva do método de Paulo Freire. Com isso, serão utilizadas as palavras geradoras: Trabalhar e Estudar. Todo o conteúdo da produção será públicada no BLOG da escola para os alunos junto com seus familiares poderem acessar e identificar suas produções. Haja vista, durante as observações ter sido constatado que os alunos ficam bastante emocionados e valorizam quando produzem algo no laboratório de informática e essa produção lhes é conferida a autoria.
Avaliação
Observação da participação dos alunos, conclusão dos exercícios propostos e a cooperação com os colegas.
Descrição do laboratório
Laboratório de Informática com 52 computadores com Sistema Operacional Linux Educaciona 3.0.
Referências:
BARBOSA, Letícia Rameh. Movimento de Cultura Popular: impactos na sociedade pernambucana. Recife: edição da autora, 2009.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Educação Como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967 (19 ed., 1989)
¹ O período de observação oconteceu nos dias 18, 25 e 28 de abril de 2011 no CEF 08 de Sobradinho II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário