sexta-feira, 22 de abril de 2011

História



Em 2001, demos inicio as atividades desta Unidade de Ensino, como Centro de Ensino Fundamental, localizado na AR 19. Posteriormente, em 2002, houve uma transição, onde vários funcionários foram designados para assumirem a Escola Classe 14, que também recebeu vários alunos desta escola. Surgiu, assim, com funcionários e alunos remanescentes, o Centro de Ensino Fundamental 08.
Durante esse período a escola funcionava em prédio alugado na AR 11, Área Isolada 01, Setor Oeste de Sobradinho, enfrentando grandes dificuldades tanto estruturais quanto problemas com a segurança da comunidade escolar. Mas é relevante relembrar que a comunidade se mobilizou para reivindicar melhorias estruturais e pedagógicas. Foi no ano de 2002, por exemplo, que alunos e alunas, professoras e professores, mães e pais, servidoras e servidores fizeram uma campanha de arrecadação de livros e assim ampliou o acervo da sala de leitura, muito precário na época.
 
Após três anos neste local, fomos contemplados com uma sede própria em fevereiro de 2005. Um prédio totalmente novo, com várias dependências e muito bem estruturado, mudando de forma acentuada nossas perspectivas para o atendimento pedagógico de nossa comunidade escolar.
Mas as buscas por melhorias estruturais continuaram, e mais do que nunca, voltadas para a aquisição de recursos tecnológicos como: computadores para o laboratório de informática, informatização da sala de leitura, data show, aparelhos portáteis de som, aparelhos de DVDs (estes voltados para o enriquecimento do trabalho pedagógico); adquirimos, também, um sistema de segurança com alarme e câmera. 
Desde o ano de sua fundação que a Proposta Pedagógica vem sendo construída e propondo estratégias para a construção de uma escola dinâmica e em sintonia com o que a nossa comunidade exige. Sendo assim, o fazer pedagógico, a construção do conhecimento e a função social da escola, requer uma reflexão contínua por parte de todos os envolvidos no processo educativo. Reflexão esta baseada no exercício pedagógico cotidiano, tendo por base os referenciais teóricos voltados para uma práxis comprometida com uma escola pública de qualidade. Daí a necessidade de informatizar a escola; estimular a pesquisa por parte dos alunos; incentivar a formação continuada dos professores e professoras; investir em ações que promovam a interação da família na escola; desenvolver atividades de integração entre alunos e professores, no sentido de também promover a satisfação de ambos no ambiente escolar e de trabalho, respectivamente; e a avaliação em todas as ações desenvolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário