(altas habilidades/superdotação)
Segundo as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (Ministério da Educação, 2001), o conceito de altas habilidades/superdotação é adotado por alguns programas brasileiros para destacar crianças consideradas superdotadas e talentosas. São as que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora. (SEESP - Secretaria de Educação Especial, 2006). Renzulli (2004) afirma que quase todas as habilidades humanas podem ser desenvolvidas e por isso a necessidade de maior atenção aos potencialmente superdotados.
Segundo as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (Ministério da Educação, 2001), o conceito de altas habilidades/superdotação é adotado por alguns programas brasileiros para destacar crianças consideradas superdotadas e talentosas. São as que apresentam notável desempenho e elevada potencialidade em aspectos isolados ou combinados: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para as artes e capacidade psicomotora. (SEESP - Secretaria de Educação Especial, 2006). Renzulli (2004) afirma que quase todas as habilidades humanas podem ser desenvolvidas e por isso a necessidade de maior atenção aos potencialmente superdotados.
O atendimento às necessidades educacionais dos alunos de altas habilidades/superdotação sugere, portanto, o conhecimento de alguns conceitos, características e encaminhamentos pedagógicos possíveis a esse aluno para que ele tenha seus interesses e estilos de aprendizagem respeitados e contemplados. Os objetivos das propostas de atendimento especializado em sala de recursos têm em vista ampliar e diversificar os conhecimentos que despertam curiosidade e interesses nos alunos, promover a integração social entre seus pares, estimular o pensamento produtivo, desenvolver potencialidades e habilidades específicas, propiciar experiências de resolução de problemas, formulação de hipóteses e promover o ajustamento de diferentes áreas de desenvolvimento.
Para desenvolver esse trabalho o papel do educador é fundamental para o encaminhamento de uma gama de atividades diferenciadas que considerem as habilidades dos educandos. Para a autora Guenther (2000, p.20) o papel do educador é o de encaminhar o desenvolvimento de pessoas e encontrar a melhor e a mais apropriada forma de prover a cada um aquilo de que ele necessita para se tornar o melhor ser humano que pode vir a ser. Isso requer um trabalho pedagógico voltado para a perspectiva de uma aprendizagem ativa e dinâmica. O professor deve promover atividades diversas, atendendo às complexidades de exercícios exigidas pelos alunos, que seja capaz de ampliar tarefas e propor projetos de ação personalizados, conforme as necessidades dos seus educandos.
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