domingo, 1 de maio de 2011

Organização curricular



As Diretrizes Curriculares Nacionais colocam a escola como agente principal da definição do currículo.
A escola deve elencar habilidades/competências de forma interligada por área (interdisciplinaridade) para que os educandos adquiram conhecimentos capazes de torná-los cidadãos críticos, versáteis e hábeis para continuar aprendendo e se adaptando às constantes exigências do mundo globalizado.
A organização curricular implementada no C.E.F. 08 de Sobradinho visa a transformação individual e social dos educandos. Concebemos um currículo que permita ao educando a criar, inovar e não somente a reproduzir ou desempenhar atividades que não sejam significativas. Propomos um currículo que contemple os temas e preocupações mundiais e que se baseie, também, no contexto sócio-histórico, nos valores culturais da população candanga e brasileira. Tal currículo deve privilegiar o processo de ensino e aprendizagem centrado no contexto, permeado por uma visão crítica, tanto da parte do professor quanto do aluno.

·    Coordenação pedagógica

A coordenação pedagógica é o momento em que todo o corpo docente, os coordenadores pedagógicos e a direção definem uma linha de trabalho comum (planejamento coletivo), onde são definidos os fins que se pretendem alcançar e os meios necessários para que esses fins sejam realmente atingidos.
Para que a escola cumpra seu papel, faz-se necessário implantar uma sistemática de encontros e reuniões semanais, em que professores, coordenadores e direção possam estar analisando conjuntamente seu fazer pedagógico.

·   Serviço de Orientação Educacional (SOE)

A proposta do Serviço de Orientação Educacional (SOE), independentemente da série ou da faixa etária com a qual se trabalha, é atender às necessidades dos estudantes. Nosso foco principal é, a partir do estabelecimento de um vínculo de confiança, ajudar criança e o adolescente na promoção do seu amadurecimento como ser humano e como aluno.
O SOE está de portas abertas para acolher, ouvir, atender, orientar e acompanhar os processos educacionais. Assim, enfatizando e otimizando a vida e o amor que temos de ter pelas pessoas, além do respeito ao outro e às diferenças entre todos, como preconiza a educação. Com esse intuito e formato de trabalho, lidamos diariamente com possibilidades e, também, limites sempre buscando preparar nosso aluno para a vida, dando oportunidade a situações de protagonismo com a tomada de decisão. Entendemos que, além dos conhecimentos de que o aluno se apropria, os valores éticos, de convivência social e espiritual são fundamentais a serem desenvolvidos.
A partir da 5ª série, organizamos as lideranças de sala de aula e cooperamos com projetos que dão oportunidade ao estudante de se sentir sujeito, de ser um protagonista. Também, participamos, juntamente com os professores, coordenações e equipe diretiva, do Conselho de Classe – processo que tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do aluno e encontrar, em conjunto, alternativas para resolução de problemas e dificuldades dos alunos e das turmas. Outro desafio do SOE é qualificar as ações pedagógicas, processo em que as famílias são chamadas a colaborar, mantendo, assim, uma parceria contínua e mútua com a intenção de melhorar o desenvolvimento do estudante. Atuamos diretamente com pais, professores especialistas que acompanham os nossos alunos, nas áreas cognitiva, afetiva e social, visando à promoção do crescimento frente às limitações apresentadas. O firmamento de parcerias com outras instituições, tais como, Centros de Saúde, garante a extensão de ações que fortalecem a saúde física e mental dos educandos. Estabelecemos, portanto, nesta unidade de ensino, o Programa de Saúde na Escola, que tem como metas: contribuir com a melhoria do desempenho escolar; contribuir para a promoção de qualidade de vida e diminuição de riscos à saúde; reduzir vulnerabilidades sociais; promover a cultura de paz e enfrentamento da violação dos direitos humanos. Acreditamos na superação das dificuldades e no crescimento global.

·   Partes Diversificadas

A implantação das partes diversificadas na organização curricular do ano letivo presente se dará através de projetos, que têm como meta à interação do corpo estudantil às necessidades que encontrarão em sua vida social e cultural; portanto, os projetos contemplarão às necessidades dos educandos. Neste espaço da elaboração dos projetos, serão levantados pela equipe pedagógica da escola, professores e pais de alunos, os temas relevantes e de interesse para a comunidade a qual a escola atende. Tais projetos serão contemplados em três áreas: Códigos e linguagens Ciências e Matemática. 
Os projetos desenvolvidos na Parte Diversificada considerarão a interdisciplinaridade e a contextualização dos temas a serem desenvolvidos com os demais componentes curriculares. Tais Projetos Interdisciplinares envolverão assuntos da vida real dos educandos para que possam buscar significado entre as áreas do conhecimento e se prepararem para o exercício da cidadania, para a vida do trabalho e a construção de uma existência mais feliz e humana.
A cada bimestre serão desenvolvidos projetos, escolhidos a partir das necessidades reais da comunidade escolar.

·   Temas geradores

Como fora abordado anteriormente, para estar em consonância com as demandas sociais emergentes, faz-se necessário que a escola trate em suas ações pedagógicas de questões que interferem na vida dos alunos e com as quais se vêem confrontados no seu dia a dia. A nossa proposta sugere o tratamento transversal de temáticas sociais na escola como forma de contemplá-las na sua complexidade, sem restringi-las a abordagem de uma única área. Tal abordagem fundamenta-se na a Lei Federal nº 9394/96, em seu artigo 27, inciso I, na qual destaca que os conteúdos curriculares da educação básica deverão observar a “difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e a ordem democrática”.
Nessa perspectiva, as problemáticas sociais em relação à ética, cidadania, meio ambiente, saúde, orientação sexual e prevenção às drogas são integradas na proposta educacional do C.E.F. 08 como Temas Transversais. Os temas escolhidos partiram de uma urgência que a comunidade, a qual a escola atende, demanda.
Desenvolver um trabalho pedagógico baseado na transversalidade pressupõe um tratamento integrado das áreas e um compromisso com as relações interpessoais no âmbito da escola, pois os valores que ser quer transmitir, os experimentos na vivência escolar e a coerência entre eles devem ser claros para desenvolver as capacidades dos alunos de intervir na realidade e transformá-la, tendo essa capacidade relação direta com o acesso ao conhecimento acumulado pela humanidade.
O conjunto de documentos de temas transversais discute a necessidade de a escola considerar valores gerais e unificadores que definam seu posicionamento em relação à dignidade da pessoa, a igualdade de direitos, a participação e co-responsabilidade de trabalhar pela efetivação do direito de todos à cidadania.
A proposta pedagógica do C.E.F. 08, portanto, fundamenta-se na prática da interdisciplinaridade e transversalidade, por considerar que ambas formam uma teia de relações no tratamento às questões a serem trabalhadas na escola. A perspectiva interdisciplinar alimenta a transversalidade e vice-versa, na medida em que, ambas buscam inter-relação dos campos do conhecimento e a significação/relação dos mesmos com as questões da vida real do educando e de sua transformação, exigindo, para isso, o rompimento com uma perspectiva disciplinar rígida, segmentada no tratamento das áreas do conhecimento.
O conjunto de documentos de temas transversais discute a necessidade de a escola considerar valores gerais e unificadores que definam seu posicionamento em relação à dignidade da pessoa, a igualdade de direitos, a participação e a co-responsabilidade de trabalhar pela efetivação do direito de todos à cidadania.

Uma breve reflexão sobre os temas escolhidos pelo C.E.F.08:
·   Os pilares da ética
Senso de justiça, zelo, cidadania, sinceridade, respeito e responsabilidade.
A proposta desta Unidade de Ensino é que a ética expressa na construção dos princípios de respeito mútuo, paz, justiça, zelo, cidadania, sinceridade, responsabilidade seja reflexão sobre diversas atuações humanas e que a escola considere o convívio escolar como base para a aprendizagem, não havendo descompasso entre “o que diz” e “o que se faz”. Partindo dessa perspectiva, o tema transversal ÉTICA traz a proposta de que a escola realize um trabalho que possibilite o desenvolvimento da autonomia moral, a qual depende mais de experiências de vida favoráveis do que de discursos e repressão. No convívio escolar, o aluno pode aprender a resolver conflitos em situações de diálogo, pode aprender a ser solidário ao ajudar e ao ser ajudado, pode aprender a ser democrático quando tem a oportunidade de dizer o que pensa, submeter suas idéias ao juízo dos demais e saber ouvir as idéias dos outros com respeito.

·   Meio ambiente:

A formação de uma mentalidade consciente e respeitosa em relação ao meio ambiente é compromisso do C.E.F. 08.  A questão será parte integrante de todo o trabalho do ano letivo, aplicando as ações que constam na Agenda 21 (ver projeto em anexo); além de incentivar o promissor cidadão a ingressar-se no mercado de trabalho com uma consciência humanista.

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