1. Agenda 21: surgiu da necessidade de despertar a atenção dos alunos para os problemas vivenciados no contexto social no qual os discentes convivem relativos ao meio ambiente: a água, lixo, dengue e um trabalho de conscientização de respeito e valorização do patrimônio natural presente no contexto local (Parque Canela de Ema) e todas as ações que se fizerem necessárias, a partir da reflexão das necessidades locais e global.
Execução: Início no 1º bimestre até o 4º bimestre.
2. Despertando os valores na escola. Tem o objetivo de desenvolver atitudes de respeito pelo eu, pelos outros e pelo meio ambiente entendendo que respeito é um estado de consciência que nasce da percepção do valor de todas as coisas.
Execução: 1º bimestre
3. Drogas: surgiu da necessidade de esclarecer aos alunos o que são drogas, quais os tipos e os efeitos que elas provocam. Informar quanto à dependência de drogas e suas conseqüências. Conscientizar aos alunos sobre os danos sociais, físicos e psicológicos, causados pelo uso de drogas.
Execução: 2º bimestre
4. Esporte e integração: Surgiu da necessidade de promover a integração da comunidade escolar, de estimular a prática esportiva e melhorar o relacionamento entre alunos/alunos, alunos/ professores e alunos e servidores da escola.
Execução: Um por Semestre.
5. Família na Escola: em função da necessidade de estimular a participação familiar no cotidiano escolar, incentivamos a pesquisa, aguçando a curiosidade e o desenvolvimento do raciocínio crítico e reflexivo, como um momento de culminância para apresentação de temas fruto de uma pesquisa e análise reflexiva a partir de situações problema vivenciados no contexto social dos discentes.
Execução: Um dia letivo.
6. Projeto de leitura e sarau de leitura: nasceu da necessidade de despertar o interesse, e o prazer dos alunos pela leitura, estimulando também, a expressão artística.
Execução: anual.
7. Jornal da Escola: Elaborado com o objetivo de estimular os alunos a adquirirem o gosto pela leitura, criação de textos, como meio de divulgação de alunos talentos, informações da escola de interesse da comunidade. O jornal pretende ter alcance para além dos muros da escola, atendendo os alunos, professores e a comunidade em geral.
Execução: anual.
8. Integração da Sala de Recursos para Altas Habilidades com o Ensino Regular: essa parceria se torna necessária para as atividades de enriquecimento com alunos do ensino regular do CEF08. Os trabalhos desenvolvidos contribuem para a identificação de talentos, despertando os educandos, por meio de atividades enriquecedoras e significativas.
Execução: anual
9. Comemoração de datas especiais para os educandos: consiste na realização de eventos que valorizem a cultura local e promova a interação dos educandos com toda a comunidade escolar.
Execução: anual
10. Arte na escola: tem o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades voltadas para a produção e apreciação das manifestações artísticas.
Execução: bimestral
11. Turmas e alunos destaques: promover a participação e integração dos alunos em ações de interesses coletivos e individuais, valorizando as múltiplas habilidades.
Execução: bimestral.
12. Disciplinar: corresponde a um conjunto de ações voltadas para promover a boa convivência na comunidade escolar e assim, evitar possíveis problemas de desvio de conduta. Neste projeto contamos com a parceria do Conselho Tutelar para trabalhar no sentido de orientar o educando e a família.
Execução: anual.
13. Projeto Novos Rumos: Nessa atividade ações de aperfeiçoamento profissional são oferecidas aos alunos da EJA. Há aplicação de curso de capacitação ao empregado doméstico, com intuito de resgatar a auto-estima e a inserção no mercado de trabalho de jovens que freqüentam as aulas.
Execução: 2º bimestre
14. Projeto Interventivo: A ação consiste em recuperar o aluno defasado no aspecto pedagógico, na série cursada no ano letivo, com a aplicação de atividades e o acompanhamento do professor regente, visando atingir os melhores resultados nas avaliações individuais.
Execução: anual
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